Ad imageAd image

Haddad se pronuncia sobre prisão de controlador do Banco Master

Isabela Moraes
Tempo: 2 min.

Na terça-feira (18), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, abordou a situação do Banco Master, sem entrar em detalhes sobre a prisão do controlador da instituição, mencionando que a responsabilidade recai sobre o Banco Central. Haddad destacou a sua confiança na robustez das investigações que levaram à intervenção. A prisão de Daniel Vorcaro ocorreu no aeroporto de Guarulhos, onde ele tentava embarcar para a Europa, em meio a alegações de gestão fraudulenta e organização criminosa.

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, além da indisponibilidade dos bens de seus controladores e ex-administradores. Haddad também comentou que a Fazenda acompanhará de perto as consequências para os clientes e o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), assegurando que estará pronta para colaborar no que for necessário. A situação se torna ainda mais complexa com a investigação em curso que busca esclarecer a fabricação e venda de carteiras de crédito sem lastro.

Com a operação da Polícia Federal, que cumpriu mandados de prisão e busca em vários estados, a confiança no sistema bancário pode estar em jogo. A ação, batizada de Compliance Zero, foi motivada por indícios de práticas fraudulentas associadas ao Banco Master. O futuro da instituição e seus clientes agora depende das próximas etapas do processo e das medidas que serão adotadas pelo Banco Central e pela Fazenda.

Compartilhe esta notícia