Ad imageAd image

Governo critica mudanças no PL Antifacção e pede adiamento da votação

Sofia Castro
Tempo: 1 min.

Na quarta-feira (12), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, manifestou preocupação com as alterações feitas pelo deputado Guilherme Derrite no PL Antifacção. Durante uma reunião em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ela destacou que as mudanças comprometem aspectos considerados essenciais pelo governo, como a tipificação penal e a descapitalização da Polícia Federal.

Gleisi mencionou que as alterações propostas no relatório de Derrite, que incluem a substituição do termo ‘facção criminosa’ por ‘domínio social estruturante’, podem gerar confusão e dificultar a aplicação judicial. Além disso, a retirada do perdimento extraordinário dos bens das facções, prevista no projeto original, representa um retrocesso na luta contra o crime organizado, segundo a ministra.

Diante da complexidade do tema, Gleisi Hoffmann também solicitou um adiamento da votação do projeto, permitindo mais tempo para discutir as implicações das mudanças. Ela afirmou que os líderes do governo irão se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para discutir a possibilidade de adiar a votação, que estava programada para ocorrer na mesma data.

Compartilhe esta notícia