Um novo fundo de R$ 1 bilhão, denominado Journey Fund, foi lançado pela Bridging Ventures durante o Global Citizen Festival em Belém, com o objetivo de financiar a transição energética na Amazônia. A iniciativa visa conectar investidores a projetos que promovam a energia solar limpa para 50.000 pessoas que habitam comunidades remotas e isoladas, como Mitú e Puerto Leguízamo na Colômbia.
O Journey Fund não se limita a financiar projetos; ele busca garantir justiça e inclusão na revolução da energia limpa. Com o compromisso de eliminar até 38.000 toneladas de emissões de CO₂ por ano, a iniciativa também pretende mobilizar mais de US$ 2 bilhões até 2030. Os recursos serão utilizados para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e fortalecer as economias locais, promovendo ações de desenvolvimento sustentável.
Nos próximos anos, a campanha Protect the Amazon, que atingiu sua meta de arrecadação, deverá beneficiar milhões de pessoas com acesso a energia renovável e programas sociais. Com o apoio de nações ricas durante a COP30, espera-se que compromissos concretos sejam firmados para a proteção da Amazônia e a promoção de uma transição energética justa e sustentável.

