Ad imageAd image

Fazenda reduz projeções de PIB e inflação para 2025

Isabela Moraes
Tempo: 2 min.

O Ministério da Fazenda divulgou na última quinta-feira, 13 de novembro de 2025, uma revisão em suas previsões econômicas, indicando um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 2,2% para este ano. Essa projeção representa uma leve queda em relação aos 2,3% estimados anteriormente. Além disso, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve encerrar o ano com uma alta de 4,6%.

A revisão das expectativas reflete a política monetária restritiva do Banco Central, que tem mantido os juros em patamares elevados. A Secretaria de Política Econômica (SPE) atribui a desaceleração da atividade econômica a esses juros altos, bem como a uma previsão reduzida para o crescimento no terceiro trimestre. A Fazenda também observou que, se não fossem alguns fatores, como o pagamento de precatórios e a expansão do crédito consignado, a desaceleração poderia ser ainda mais acentuada.

Para 2026, a Fazenda manteve a expectativa de crescimento em 2,4%, mas prevê uma desaceleração na atividade agropecuária, compensada por uma expansão nos setores industrial e de serviços. A redução da inflação é atribuída a uma combinação de fatores, incluindo a valorização do real e a maior oferta de bens no mercado global. O ministério também mencionou a alteração nas tarifas de energia elétrica, que deverá resultar em custos menores para os consumidores no final do ano.

Compartilhe esta notícia