Ad imageAd image

Expectativa de Inflação em Queda Pode Antecipar Corte de Juros no Brasil

Eduardo Mendonça
Tempo: 2 min.

No dia 17 de novembro, o Relatório Focus revelou uma redução na expectativa de inflação para 2025, que agora é de 4,46%, abaixo da meta estabelecida em 4,50%. Este é um sinal positivo, pois pela primeira vez neste ano, a previsão de inflação dos profissionais de mercado indica que estará abaixo do teto da meta, o que pode influenciar o cenário econômico no Brasil.

Entretanto, é importante considerar que a diferença entre a nova projeção e o teto da meta é de apenas 4 pontos-base, o que demonstra certa cautela. A melhoria nas expectativas de inflação pode reforçar a possibilidade de um corte na taxa de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em reuniões futuras. Na última reunião do Copom, realizada na primeira semana de novembro, a taxa foi mantida em 15% ao ano, mas agora os investidores buscam sinalizações sobre uma possível redução.

Além disso, a normalização da divulgação dos indicadores econômicos dos Estados Unidos também pode impactar o mercado brasileiro. A divulgação do nível de emprego não-agrícola está prevista para quinta-feira, 20 de novembro, e os dados sobre o mercado de trabalho americano são cruciais para a formulação de políticas monetárias. Assim, a combinação das expectativas de inflação no Brasil e os indicadores dos EUA pode moldar as decisões econômicas nas próximas semanas.

Compartilhe esta notícia