Ad imageAd image

Ex-dirigente da PF pede criação de Ministério da Segurança Pública

Rodrigo Fonseca
Tempo: 1 min.

Sandro Avelar, ex-diretor-executivo da Polícia Federal e atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, defende a criação de um Ministério da Segurança Pública. Em entrevista concedida na noite de 11 de novembro de 2025, Avelar destacou que um ministério específico ajudaria a estabelecer um diálogo mais eficaz entre os profissionais da segurança, especialmente após a recente megaoperação que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro.

Avelar, que já atuou como diretor-executivo da PF em duas ocasiões, critica a falta de um ministério dedicado à segurança e argumenta que os resultados na área não têm sido satisfatórios. Ele ressalta que a criação de uma nova pasta poderia levar a uma abordagem mais integrada e eficaz, permitindo que as autoridades de segurança trabalhassem de forma mais coesa e colaborativa em todo o país.

Além disso, o secretário mencionou que a atual configuração não tem proporcionado os resultados desejados no combate à criminalidade. Avelar e o Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública já enviaram uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando a criação do ministério, que, segundo ele, é uma necessidade urgente para enfrentar os desafios atuais da segurança pública no Brasil.

Compartilhe esta notícia