EUA reconhecem Arábia Saudita como aliada importante fora da Otan

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

Em uma cerimônia realizada na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a designação da Arábia Saudita como ‘aliada importante fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)’. O acordo, que promete facilitar transferências de armamentos e ampliar a cooperação militar entre os dois países, visa fortalecer os laços estratégicos no contexto atual de segurança global.

Trump enfatizou que um aliado mais forte pode promover interesses mútuos e contribuir para a paz, destacando o investimento saudita que pode aumentar de US$ 600 bilhões para US$ 1 trilhão. Apesar do status concedido, o governo dos EUA clarificou que isso não implica compromissos automáticos de proteção, mas sim benefícios em comércio de defesa e pesquisa conjunta.

Com essa designação, a Arábia Saudita se junta a um grupo de 19 países com status similar, incluindo Brasil, Egito e Israel. A decisão representa um importante passo no fortalecimento das relações entre os dois países, especialmente em um momento em que Trump busca ampliar a parceria econômica e tecnológica com Riad, incluindo o envio de tecnologia de chips avançados.

Compartilhe esta notícia