O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou no último domingo que o Cartel de los Soles será classificado como uma ‘organização terrorista estrangeira’. Segundo Rubio, o cartel, supostamente liderado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está envolvido em atividades terroristas e no tráfico de drogas para os Estados Unidos e a Europa.
Caso essa classificação seja oficializada, fornecer apoio ao Cartel de los Soles se tornará crime nos EUA. O governo norte-americano já atribui ao cartel a colaboração com a organização Tren de Aragua, também envolvida no narcotráfico. O Pentágono, por sua vez, informou que intensificou suas operações, realizando o 21º ataque a embarcações acusadas de tráfico, resultando na morte de 83 pessoas desde setembro.
Além disso, o presidente dos EUA, Donald Trump, indicou a possibilidade de abrir negociações com Maduro, o que poderia sinalizar uma mudança na política americana em relação à Venezuela. Maduro, por sua vez, expressou disposição para dialogar, mas reafirmou que a independência da Venezuela não será comprometida. Essa situação pode ter desdobramentos significativos nas relações entre os dois países.


