Ad imageAd image

Estudo indica viabilidade de reintrodução de gatos selvagens na Inglaterra

Bruno de Oliveira
Tempo: 2 min.

Um estudo realizado ao longo de dois anos na região de Devon, no sudoeste da Inglaterra, concluiu que a reintrodução de gatos selvagens europeus, Felis silvestris, é viável. A pesquisa revelou que a área possui o habitat adequado para sustentar uma população desses felinos, que estão ausentes da região há mais de um século. Além disso, a maioria dos moradores locais se mostrou positiva em relação à ideia, com 71% dos entrevistados apoiando a reintrodução em uma pesquisa e 83% em outra.

Os pesquisadores da Universidade de Exeter realizaram duas pesquisas que revelaram um alto índice de apoio à reintrodução dos gatos selvagens. A região de mid-Devon possui uma conexão adequada de coberturas florestais que podem sustentar uma população sustentável desses animais. Importante ressaltar que os gatos selvagens não representam um risco significativo para espécies ameaçadas, como morcegos e dormice, e se concentram em presas comuns como roedores e coelhos.

A reintrodução dos gatos selvagens não deve causar ameaças a humanos, animais de estimação ou ao gado, como cordeiros. Medidas preventivas semelhantes às utilizadas contra predadores existentes, como raposas, podem ser aplicadas para proteger a avicultura comercial e doméstica. Essa iniciativa pode contribuir para a biodiversidade local e restaurar um elemento da fauna britânica que esteve ausente por tanto tempo.

Compartilhe esta notícia