Estudo aponta que quase metade dos personagens LGBTQIA+ pode sumir da TV

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

Um relatório recente da Glaad indica que, em 2026, quase 50% dos personagens LGBTQIA+ deixarão de ser representados na televisão. O estudo, divulgado em 6 de novembro de 2025, aponta que 61% dos personagens transgêneros também não retornarão, devido a cancelamentos e mudanças nas séries existentes.

Embora tenha havido um aumento de 4% no número de personagens queer entre 2024 e 2025, a análise revelou que a presença desses personagens ainda é baixa em comparação com os anos anteriores. O relatório mostra que a representação queer na TV aberta, a cabo e nos serviços de streaming está em declínio, com apenas 9,3% dos personagens fixos na TV aberta sendo LGBTQIA+ e uma redução notável no horário nobre da TV a cabo.

O impacto deste estudo é significativo, refletindo uma possível retração da diversidade na televisão. A Glaad destaca que, apesar do crescimento em algumas plataformas, a situação atual é preocupante, especialmente para personagens trans, cuja representação pode ser afetada por contextos sociais e políticos, como o governo do presidente americano. A continuidade dessa tendência pode ter implicações profundas na visibilidade e aceitação da comunidade LGBTQIA+ na mídia.

Compartilhe esta notícia