Embaixador italiano relata melhora de voluntário preso na Venezuela

Patricia Nascimento
Tempo: 1 min.

O embaixador italiano em Caracas, Giovanni De Vito, anunciou que o voluntário Alberto Trentini, que se encontra detido na Venezuela há mais de um ano, apresenta uma melhora em seu estado de saúde. A declaração foi feita após a visita do diplomata à prisão onde Trentini está encarcerado, localizada na capital venezuelana. Durante a visita, De Vito também se encontrou com outro italiano preso, Mario Burlò.

Trentini, natural de Veneza, estava na Venezuela desde outubro de 2024 para realizar atividades humanitárias com a ONG Humanity and Inclusion. No entanto, sua detenção ocorreu no mês seguinte, enquanto se deslocava de Caracas para Guasdualito. O Ministério das Relações Exteriores da Itália foi atualizado sobre o ânimo positivo de Trentini em comparação com encontros anteriores.

A visita do embaixador faz parte de um esforço maior da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e do chanceler Antonio Tajani, visando a libertação de todos os cidadãos italianos detidos no exterior. Entretanto, parlamentares do Partido Democrático expressaram preocupações sobre a lentidão das ações diplomáticas, especialmente após a recente libertação de outro cidadão europeu. A situação de Trentini continua a ser uma questão urgente nas discussões do governo italiano.

Compartilhe esta notícia