Ad imageAd image

Eduardo Bolsonaro se diz orgulhoso de ser réu no STF por obstrução

Rafael Barbosa
Tempo: 2 min.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou em suas redes sociais que se orgulha de ser transformado em réu pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por obstrução no processo de uma suposta trama golpista. A Primeira Turma do STF recebeu, por unanimidade, uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado, decisão que ocorreu na última semana. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, defendeu a abertura da ação penal, acompanhado por outros ministros da Corte.

Segundo a PGR, a denúncia aponta que Eduardo Bolsonaro e um blogueiro articularam, nos Estados Unidos, ações para pressionar o STF, buscando sanções contra ministros da Corte. O procurador-geral Paulo Gonet afirmou que essa campanha visava influenciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a mais de 27 anos de prisão. Eduardo Bolsonaro, em sua postagem, criticou a Suprema Corte, insinuando que os que celebram sua situação são ‘pobres de espírito’.

Com a abertura da ação penal, o STF passa a ter a possibilidade de solicitar a extradição de Eduardo Bolsonaro antes do julgamento do mérito do caso. Essa medida poderia ser aplicada tanto para o cumprimento de pena quanto para a instrução do processo. A cooperação do governo dos Estados Unidos, que já havia sancionado ministros do STF anteriormente, será crucial para os trâmites legais que se seguirão a partir deste momento.

Compartilhe esta notícia