Ad imageAd image

Economia brasileira registra queda de 0,2% em setembro segundo o BC

Rafael Barbosa
Tempo: 1 min.

O Banco Central do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, que a economia brasileira apresentou uma queda de 0,2% em setembro em relação a agosto, de acordo com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br). Este indicador, considerado uma prévia do PIB, também apontou uma redução de 0,9% no terceiro trimestre, comparado ao segundo, conforme dados ajustados sazonalmente.

O resultado do IBC-Br estava em linha com as expectativas do mercado financeiro, que previa uma queda de 0,5% para o mês. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar os números oficiais do PIB em 4 de dezembro, mas as estimativas já indicam que o Brasil enfrenta uma desaceleração econômica significativa, com uma taxa de crescimento projetada de apenas 2,16% para 2025.

Essa previsão representa uma diminuição em relação ao crescimento de 3,4% registrado em 2024 e indica que o país pode enfrentar a menor taxa de expansão desde 2020, quando a economia foi severamente impactada pela pandemia de covid-19. A situação atual levanta preocupações sobre a recuperação econômica e os desafios que o Brasil ainda enfrenta para retomar um crescimento sustentável.

Compartilhe esta notícia