Na COP30, realizada em Belém (PA), David Schurmann, CEO do Voz dos Oceanos, participou de uma entrevista à CNN, onde destacou a importância da preservação dos oceanos e alertou sobre dados alarmantes relacionados à poluição. Ele revelou que, se a produção de plástico continuar no ritmo atual, até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes, o que representa uma grave ameaça ao ecossistema marinho.
Schurmann ressaltou que a conferência marca um momento histórico, sendo a primeira a discutir especificamente a questão dos oceanos no âmbito das negociações climáticas da ONU. Além disso, ele enfatizou que a conscientização sobre o papel fundamental dos oceanos na produção de oxigênio deve ser urgentemente promovida, já que eles geram mais oxigênio do que todas as florestas juntas. A iniciativa do Voz dos Oceanos já alcançou 1,7 bilhão de pessoas ao longo de quatro anos.
O CEO do Voz dos Oceanos também trouxe à tona exemplos positivos de recuperação ambiental e incentivou ações práticas, como o descarte correto de resíduos e o consumo consciente, para que cada indivíduo possa contribuir na preservação dos mares. Schurmann acredita que, com consciência e trabalho, é possível fazer a diferença, afirmando que todos têm um papel no cuidado com os oceanos, que são formados por muitas ‘gotinhas’.


