Coreia do Sul aponta para cúpula entre EUA e Coreia do Norte após março

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

A Coreia do Sul acredita que existe uma grande chance de uma cúpula ocorrer entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, segundo informações divulgadas por um parlamentar local. O encontro, que envolveria o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, poderia ser agendado para após março de 2026, após uma série de eventos significativos, como exercícios militares conjuntos e um congresso partidário na Coreia do Norte.

O parlamentar Park Sun-won, após uma auditoria da agência de espionagem sul-coreana, o NIS, comentou que a Coreia do Norte está atualmente avaliando os responsáveis pela política norte-americana. Apesar de Trump ter expressado interesse em se reunir com Kim durante sua recente visita à Coreia do Sul, não houve resposta imediata por parte de Pyongyang, que condiciona as discussões a uma revisão das exigências de desnuclearização por parte dos EUA.

As relações entre os dois países têm sido tensas desde que as negociações foram interrompidas após cúpulas realizadas em 2018 e 2019. Além disso, a Coreia do Norte enfrenta severas sanções internacionais devido ao seu programa nuclear. A possibilidade de um novo diálogo pode alterar significativamente o cenário geopolítico na região, destacando a importância dos próximos meses para o futuro das relações entre as nações.

Compartilhe esta notícia