Ad imageAd image

COP30 reabre Blue Zone após incêndio, mas negociações ficam suspensas

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) reabriu a Blue Zone nesta sexta-feira, 21, após um incêndio que ocorreu na quinta-feira, 20, em Belém, Pará. O Corpo de Bombeiros atuou rapidamente para controlar as chamas, que começaram por volta das 14h e foram contidas antes das 14h30. Apesar da reabertura, a área afetada pelo incêndio seguirá interditada até o final do evento, e as atividades plenárias de ontem foram canceladas.

O governo federal devolveu o controle da área à UNFCCC, braço da ONU responsável pela Conferência. De acordo com o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde, 21 pessoas receberam atendimento médico, a maioria devido à inalação de fumaça. O ministro Celso Sabino indicou que o fogo se originou na área do estande da China, e destacou que as lonas do pavilhão eram antichamas, reduzindo a propagação das chamas.

As atividades plenárias da COP30 serão retomadas hoje, 21, com transmissão online. O governador do Pará, Helder Barbalho, elogiou a eficiência do Corpo de Bombeiros e da brigada do evento na contenção do incêndio. As autoridades continuam monitorando a saúde dos afetados e coordenando com os serviços de saúde locais para garantir o atendimento necessário.

Compartilhe esta notícia