Na última quinta-feira, 6 de novembro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enfatizou que a COP30, marcada para ocorrer em Belém, no Pará, deve cumprir as promessas feitas em prol dos países mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. Em seu discurso na Cúpula de Líderes, que antecede a conferência, Von der Leyen declarou que o evento é crucial para fortalecer a meta de triplicar as energias renováveis até 2030.
A presidente ressaltou que a conferência deve manter a meta de limitar o aquecimento global a 1,5 grau e destacou o compromisso da União Europeia com a implementação de ações concretas. A líder europeia afirmou que a organização está pronta para redobrar esforços e preencher as lacunas restantes em suas metas climáticas, oferecendo apoio aos parceiros globais para que também sigam esse caminho.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, também presente em Belém, afirmou que a conferência acontece em um momento crítico na luta contra as mudanças climáticas. Ele apontou que a janela de oportunidade para evitar impactos irreversíveis está se fechando rapidamente, reiterando a ambição da União Europeia de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030 e alcançar a neutralidade climática até 2050.

