COP30: 43 países assinam declaração contra fome e pobreza

Amanda Rocha
Tempo: 1 min.

Na última sexta-feira, 7 de novembro de 2025, durante a Cúpula de Líderes da COP30 em Belém, PA, 43 países e a União Europeia assinaram a Declaração de Belém. Este documento tem como foco o combate à fome e à pobreza, propondo medidas como a ampliação da proteção social e o fomento a pequenos produtores de alimentos, sem, no entanto, estabelecer metas específicas para redução desses problemas.

Embora a declaração não crie obrigações financeiras, ela reitera compromissos já existentes, como o Novo Objetivo Coletivo Quantificado de financiamento climático, que prevê que países desenvolvidos destinem US$ 300 bilhões anuais até 2035 para apoiar a ação climática em nações em desenvolvimento. A União Europeia destacou que a assinatura não implica novos compromissos financeiros para seu orçamento, o que levanta questões sobre a efetividade das medidas propostas.

Com a participação de mais de 40 chefes de Estado, a Cúpula de Líderes busca preparar o terreno para as negociações oficiais da COP. O encontro, organizado pela Presidência brasileira, tem um caráter político e não deliberativo, e suas implicações poderão impactar significativamente as políticas de financiamento climático e o combate à pobreza nos próximos anos.

Compartilhe esta notícia