Congresso analisa MP que destina R$ 190 milhões para agricultura familiar

Rafael Barbosa
Tempo: 1 min.

O Congresso Nacional está atualmente analisando a Medida Provisória 1325/25, que aloca R$ 190 milhões para a aquisição de alimentos, com foco especial em famílias produtoras de mel. Esta iniciativa visa formar estoques para apoiar a agricultura familiar, que enfrenta dificuldades devido às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras, principalmente no setor de mel.

Além do mel, os recursos da medida também serão utilizados para apoiar a compra de castanhas de caju e do Brasil, com cerca de duas mil famílias sendo beneficiadas. Apesar da recente retirada da tarifa adicional de 40% para as castanhas, o mel ainda enfrenta uma taxa de 50%. A medida busca mitigar os impactos da estiagem que afetou severamente a Sudene, comprometendo a produção agrícola local.

A proposta está sujeita à análise da Comissão Mista de Orçamento antes de ser votada em plenário na Câmara e no Senado. A aquisição de milho também está prevista para garantir a oferta no mercado durante a entressafra, evitando assim um possível desabastecimento de alimentos essenciais.

Compartilhe esta notícia