Em novembro, empresários de 29 setores da indústria relataram um aumento na confiança, segundo os resultados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados em 28 de novembro. Embora a pesquisa indique uma ligeira melhora no cenário, a maioria dos setores ainda demonstra pessimismo, com apenas cinco setores apresentando otimismo ao final de outubro.
O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, enfatizou que o aumento da confiança está relacionado às expectativas mais positivas dos empresários em relação às suas próprias empresas e à economia. No entanto, a avaliação da situação atual permanece negativa, especialmente em função dos juros elevados, que continuam a inibir uma recuperação mais ampla do otimismo. O Icei, que varia de 0 a 100 pontos, indica que valores abaixo de 50 refletem falta de confiança.
Os dados do Icei mostram um crescimento na confiança entre todos os portes de empresas pelo segundo mês consecutivo. As pequenas indústrias apresentaram um aumento de 1,6 ponto, atingindo 48,3, o maior índice desde janeiro. A pesquisa consultou 1.747 empresas entre 3 e 12 de novembro, revelando que, apesar do aumento da confiança, o cenário ainda exige cautela entre os empresários.

