O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou que até a próxima sexta-feira (7) será definida a tramitação do projeto de combate às facções criminosas, além de outras propostas apresentadas no contexto da segurança pública. Motta destacou a importância de discutir essas pautas já na próxima semana, o que demonstra uma urgência em enfrentar o problema das facções no Brasil.
Entre as propostas em análise, está o Projeto de Lei enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que sugere o endurecimento das penas e a criação de instrumentos para reduzir o poder econômico das organizações criminosas. Além disso, dois projetos apresentados por parlamentares visam classificar os crimes relacionados a facções como terrorismo, o que poderia resultar em penas mais severas e regras mais rigorosas para investigação e prisão.
A confirmação da agenda da Câmara ocorreu durante o I Fórum de Buenos Aires, na Argentina, onde Motta participou de um congresso de direito. A decisão sobre qual proposta será adotada ou se haverá uma unificação das diferentes iniciativas ainda está pendente, mas sinaliza um passo importante na luta contra o crime organizado no país.

