A Braskem anunciou um acordo com o estado de Alagoas para pagar R$ 1,2 bilhão em indenizações devido a desmoronamentos em Maceió, causados pela exploração de sal-gema. O pagamento será diluído ao longo de dez anos, com R$ 139 milhões já pagos. Este anúncio foi feito em comunicado a investidores na segunda-feira, 10 de novembro de 2025.
O acordo visa compensar os danos patrimoniais e extrapatrimoniais resultantes do desastre geológico, que causou a instabilidade do solo em diversos bairros da capital alagoana. Além disso, o ajuste prevê a extinção de uma ação judicial do governo estadual contra a companhia. A Braskem destaca que esta celebração representa um avanço importante em relação aos impactos do evento em Alagoas.
As consequências do desmoronamento, que começou em 2018, afetaram milhares de moradores e comprometeram a estrutura de muitos imóveis, levando a prefeitura a declarar estado de emergência em novembro de 2023. O caso também gerou investigações pelas autoridades, com indiciamentos relacionados aos desdobramentos do evento. O acordo, agora, aguarda homologação judicial para sua efetivação.


