No dia 17 de novembro, diversas autoridades militares e civis do Brasil e da Itália se reuniram em Livergnano, na região da Emília-Romanha, para prestar homenagem a John Richardson Cordeiro e Silva. Ele foi o primeiro piloto da Força Aérea Brasileira a perder a vida em combate durante a Segunda Guerra Mundial, tendo falecido em novembro de 1944, aos 22 anos, quando seu P-47 Thunderbolt foi abatido pela artilharia antiaérea alemã.
A cerimônia, que contou com a presença de dezenas de pessoas, ocorreu nas proximidades do local do acidente. Durante o evento, o prefeito de Pianoro, Luca Vecchiettini, destacou a importância de lembrar não apenas Cordeiro, mas todos os brasileiros que lutaram na Itália em defesa da liberdade e da democracia. Alunos de uma escola primária da região também participaram, apresentando cartas, desenhos e poesias em homenagem ao piloto, que tinha ascendência inglesa.
Essa homenagem ressalta o legado significativo dos pilotos da FAB na história militar do Brasil e sua contribuição para os esforços aliados durante a guerra. A lembrança de Cordeiro e de seus companheiros é um importante reconhecimento do sacrifício e da bravura dos que lutaram em prol da paz e da liberdade mundial.


