Bolsonaro é preso em Brasília após ordem do STF; buzinaço marca protesto

Thiago Martins
Tempo: 2 min.

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, foi preso na manhã deste sábado, 22, em Brasília, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A prisão preventiva foi solicitada pela Polícia Federal, que argumentou que uma manifestação convocada por Flávio Bolsonaro poderia representar riscos à segurança, tanto para os participantes quanto para o ex-presidente. A decisão de Moraes também mencionou a possibilidade de fuga para embaixadas próximas, considerando investigações sobre um planejamento de asilo.

Após sua prisão, uma movimentação de apoiadores foi registrada em frente à Superintendência da Polícia Federal, onde os veículos realizavam buzinaço e um militante tocava uma marcha fúnebre. O ex-presidente está detido em uma sala reservada para figuras públicas, como presidentes, em respeito à sua dignidade, conforme nota da Polícia Federal. A defesa de Bolsonaro ainda busca entender os motivos da prisão e acessar o pedido feito por Moraes.

A situação do ex-presidente traz à tona o cenário político atual e as implicações legais que ele enfrenta, após ser condenado anteriormente a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento em um golpe de Estado. A reação pública e o desdobramento de eventos relacionados à prisão de Bolsonaro podem influenciar a dinâmica política no Brasil, especialmente no que diz respeito às manifestações de seus apoiadores e à resposta das autoridades.

Compartilhe esta notícia