Nesta segunda-feira, 17, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um financiamento de R$ 107,6 milhões destinado ao laboratório farmacêutico EMS. Os recursos visam a ampliação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação localizado em Hortolândia, no Estado de São Paulo. A medida faz parte do Programa BNDES Mais Inovação, que busca fomentar a indústria nacional.
O financiamento permitirá a readequação da infraestrutura existente e a construção de novas áreas, além da aquisição de equipamentos essenciais, como cromatógrafos e espectrofotômetros. Com essa ampliação, a EMS espera aumentar em 70% a área total do centro, duplicando sua capacidade de desenvolvimento de novos projetos. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que o apoio financeiro contribuirá para o fortalecimento da indústria farmacêutica brasileira e a inovação no setor.
Além de melhorar a infraestrutura, o projeto prevê a criação de um núcleo voltado para pesquisas destinadas a mercados internacionais, especialmente na Europa e na América do Norte. Essa estratégia de internacionalização tem como objetivo aumentar a participação da EMS no mercado global, garantindo um crescimento significativo na produção de projetos voltados ao registro internacional de novos medicamentos.


