Axia Energia propõe dividendos de R$ 40 bilhões e mira Novo Mercado da B3

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

A Axia Energia, ex-Eletrobras, anunciou importantes mudanças no dia 28 de novembro de 2025, incluindo a proposta de distribuição de dividendos sobre lucros acumulados que totalizam quase R$ 40 bilhões. A proposta também envolve a criação de uma nova classe de ações preferenciais, com direito a voto, em alinhamento com os requisitos do Novo Mercado da B3, visando reforçar a governança corporativa da empresa.

A estrutura de ações preferenciais temporárias permitirá que a Axia distribua dividendos no futuro de forma mais flexível, especialmente diante das novas regras fiscais que devem entrar em vigor em breve. A decisão é considerada uma estratégia inteligente para otimizar a distribuição de lucros e garantir maior transparência e governança, fatores essenciais para atrair investidores institucionais.

Com a migração ao Novo Mercado e a nova estrutura de dividendos, a Axia espera não apenas se adequar à nova legislação, mas também potencializar seu valor no mercado. A implementação dessa estratégia dependerá da aprovação da assembleia geral de acionistas e pode abrir novas oportunidades para a empresa, ao mesmo tempo em que proporciona a flexibilidade necessária para administrar seus recursos financeiros de maneira eficaz.

Compartilhe esta notícia