A Axia Energia, anteriormente conhecida como Eletrobras, revelou nesta sexta-feira sua intenção de distribuir reservas de lucro a seus acionistas e retomar os estudos para a migração ao Novo Mercado da B3. A assembleia geral extraordinária (AGE) foi agendada para o dia 19 de dezembro, onde os acionistas irão deliberar sobre a proposta que inclui a distribuição das reservas de R$39,9 bilhões acumuladas até o final do terceiro trimestre deste ano.
A proposta de distribuição dos lucros será viabilizada através da emissão de ações bonificadas, criando uma nova classe de ações preferenciais com direito a voto. Essa nova classe de ações, que será transitória, permitirá o resgate ou conversão em ações ordinárias até 2031, alinhando-se aos princípios do Novo Mercado. Além disso, a empresa planeja criar uma nova classe de ações preferenciais que facilitará o pagamento do prêmio de 10% de dividendos aos acionistas preferencialistas.
Essa movimentação ocorre após a Axia declarar dividendos recordes em 2025, resultado de uma reestruturação interna realizada após sua privatização em 2022. Essa proposta de distribuição de lucros e a migração ao Novo Mercado refletem um cenário otimista para a empresa, que busca fortalecer sua posição no mercado de energia em um ambiente econômico mais favorável.

