Ad imageAd image

Alemanha institui alistamento militar obrigatório para homens a partir de 2025

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 2 min.

A partir de 13 de novembro de 2025, todos os homens com mais de 18 anos na Alemanha serão obrigados a se alistar no serviço militar, conforme determina um acordo recente entre os partidos da coalizão governista. A nova legislação exige que cidadãos nascidos a partir de 1º de janeiro de 2008 se apresentem às Forças Armadas, onde passarão por exames médicos e responderão a um questionário de motivação e aptidão.

Embora a obrigatoriedade do alistamento não implique um retorno automático ao serviço militar, o governo pretende utilizar um modelo que prioriza o recrutamento voluntário. Se as metas de recrutamento não forem atingidas, o Parlamento alemão poderá considerar a implementação de um sistema de recrutamento compulsório. Essa mudança surge em um contexto de crescente preocupação com a segurança nacional, especialmente em decorrência das tensões na Europa Oriental.

O ministro da Defesa da Alemanha enfatiza a necessidade de aumentar o efetivo militar, com a meta de elevar o número de soldados ativos de 180 mil para mais de 260 mil. A nova legislação também prevê incentivos financeiros para os voluntários, como salários mensais significativos e benefícios adicionais para quem se comprometer por um período de pelo menos 12 meses. Contudo, ainda existem questões pendentes, como o tratamento a ser dado a possíveis recusas de alistamento e a inclusão das mulheres no serviço militar obrigatório.

Compartilhe esta notícia