O YouTube anunciou em 30 de setembro de 2025 a expansão do YouTube Shopping no Brasil, integrando oficialmente os marketplaces Mercado Livre e Shopee. A partir de agora, criadores de conteúdo poderão marcar produtos desses varejistas diretamente em seus vídeos, transmissões ao vivo, posts e Shorts, facilitando a promoção e venda de produtos. Essa iniciativa faz parte do Programa de Afiliados do YouTube Shopping no país, que permite aos criadores elegíveis ganhar comissões sobre as vendas geradas.
O Brasil representa um mercado significativo para o YouTube, que conta globalmente com mais de 500 mil criadores afiliados. Em 2024, a plataforma contribuiu com R$ 4,94 bilhões para o PIB nacional. Para a Shopee, a parceria abre oportunidades para os mais de 5 milhões de participantes do seu Programa de Criadores e Afiliados monetizarem seus conteúdos enquanto promovem produtos. Já o Mercado Livre registrou crescimento de 310% no seu Programa de Afiliados no último trimestre, potencializando as possibilidades da colaboração.
Com a nova funcionalidade, os espectadores podem navegar pelos produtos destacados diretamente na tela dos vídeos e serem direcionados aos sites do Mercado Livre ou Shopee para concluir a compra. Essa integração fortalece o comércio eletrônico no Brasil e amplia as oportunidades para criadores e varejistas, consolidando o YouTube como uma plataforma estratégica para o e-commerce local.