O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, responsabilizou os democratas no Senado pela paralisação parcial do governo iniciada na quarta-feira, acusando-os de manter o financiamento público “refém” em meio a uma disputa sobre subsídios do programa de saúde Obamacare. Em entrevista ao programa “Fox & Friends”, Vance criticou a decisão dos democratas de fechar o governo por não obterem apoio para estender benefícios que só expiram em alguns meses.
A controvérsia surgiu após a rejeição de uma proposta republicana para manter o financiamento atual do ano fiscal, enquanto os democratas apresentaram um plano que inclui a prorrogação dos subsídios do Obamacare estabelecidos durante a pandemia. O Escritório de Orçamento do Congresso estima que cerca de 750 mil funcionários federais poderão ser afastados sem remuneração diariamente, com prejuízos financeiros diários de aproximadamente 400 milhões de dólares.
Vance alertou que os efeitos da paralisação já são sentidos, destacando que programas sociais e serviços essenciais, como segurança aeroportuária e forças armadas, estão sem pagamento. Ele também mencionou uma reunião recente entre o ex-presidente Donald Trump e líderes do Congresso para tentar evitar o impasse, mas ressaltou que os democratas precisam agir para reabrir o governo e retomar as negociações.