O Banco Central da Turquia, conhecido como TCMB, anunciou nesta quinta-feira, 22, uma redução de 100 pontos-base em suas taxas de juros, com a taxa básica caindo de 40,5% para 39,5% ao ano. Essa decisão, tomada após reunião monetária, é a terceira consecutiva desde que o país iniciou sua flexibilização monetária em julho. Além da taxa básica, outras taxas importantes, como a de concessão e tomada de empréstimos overnight, também foram ajustadas.
Em sua nota, o TCMB destacou que, embora a tendência subjacente de inflação tenha aumentado em setembro, dados recentes indicam que as condições de demanda estão em níveis desinflacionários, acompanhados de uma desaceleração no processo de desinflação. O banco central se comprometeu a ajustar a taxa básica levando em conta tanto a inflação realizada quanto a esperada, além de outras tendências econômicas que possam afetar os objetivos de política monetária.
Após o anúncio, a lira turca manteve uma oscilação estável em relação ao dólar, que se valorizou marginalmente. O TCMB alertou que a postura da política monetária será ajustada de forma mais restritiva caso haja desvios significativos nas expectativas de inflação em relação às metas estabelecidas. O compromisso do banco central é criar as condições necessárias para atingir a meta de inflação de 5% no médio prazo.

