O presidente Donald Trump está em meio a uma batalha legal em torno do envio de tropas da Guarda Nacional para Portland, Oregon, e Washington, D.C. Na última sexta-feira, juízes federais ouviram argumentos sobre o uso militar em resposta a protestos e questões de segurança, enquanto Trump busca expandir sua autoridade militar para fins domésticos.
Em Portland, o Departamento de Justiça pediu à juíza Karin Immergut que suspenda ordens que restringem o envio de tropas à cidade. A juíza deve decidir até segunda-feira, enquanto em Washington, uma juíza analisou a legalidade do destacamento de 2.500 soldados na capital, com o governo local alegando que isso configura uma força policial federal.
As decisões dos tribunais podem ter implicações significativas sobre a utilização de forças militares em áreas urbanas, especialmente em cidades governadas por democratas. A situação continua a evoluir, com ações judiciais em andamento que questionam a legalidade das ordens de Trump e seu impacto sobre a segurança pública e os direitos dos estados.

