STF condena 15 réus por tentativa de golpe após eleições de 2022

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta terça-feira, 21, 15 réus ligados à trama golpista que visava desestabilizar o Estado Democrático de Direito após as eleições de 2022. Entre os condenados estão ex-integrantes do governo e militares que atuaram na disseminação de notícias falsas, visando justificar ações autoritárias e deslegitimar o processo eleitoral.

Os condenados foram responsabilizados por criar e disseminar informações falsas sobre o sistema eleitoral, além de utilizar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em ações ilegais para monitorar autoridades e produzir desinformação. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos principais réus, recebendo uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão, evidenciando a gravidade das ações que comprometeram a democracia no país.

Com o julgamento do chamado ‘núcleo 3’ agendado para os dias 11, 12, 18 e 19 de novembro, a expectativa é de que novas revelações sobre o envolvimento de outros atores na tentativa de golpe venham à tona. A continuidade desses processos pode impactar significativamente o cenário político brasileiro e as discussões sobre a proteção das instituições democráticas.

Compartilhe esta notícia