Os índices S&P 500 e Nasdaq registraram perdas nesta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, com a Meta enfrentando uma queda de 12,1%, a maior em três anos. A empresa, conhecida por controlar o Instagram, alertou sobre o aumento substancial de suas despesas de capital devido a investimentos em inteligência artificial, o que provocou temor entre os investidores. Além disso, a Microsoft também viu suas ações caírem 2,3%, após reportar gastos de capital recordes e advertir sobre o aumento contínuo dos mesmos ao longo do ano.
O diretor de investimentos de uma firma de gestão de ativos comentou sobre a crescente preocupação em relação aos gastos com capital e a monetização da inteligência artificial. As reações do mercado refletem um ambiente de incerteza em meio a um cenário mais amplo de afrouxamento da política monetária pelo Federal Reserve. Enquanto isso, a Alphabet, proprietária do Google, teve um desempenho positivo, com suas ações subindo 5,5% devido ao crescimento em publicidade e serviços de computação em nuvem.
As atenções agora se voltam para os resultados financeiros de outras gigantes da tecnologia, como Apple e Amazon, que devem ser divulgados após o fechamento do mercado. A tendência de queda nos índices também é evidenciada pela desvalorização de pelo menos cinco setores do S&P 500, especialmente na tecnologia da informação. Este movimento acentua a volatilidade do mercado, que foi impulsionado por otimismo em torno da inteligência artificial nas semanas anteriores.

