Professores de 16 estados brasileiros estão se organizando para reverter a diminuição da carga horária de filosofia e sociologia no ensino médio público. O movimento, que ganhou força recentemente, inclui ações em Assembleias Legislativas, secretarias estaduais e conselhos de educação, com o objetivo de garantir que essas disciplinas tenham mais tempo em sala de aula. Em alguns casos, a proposta abrange também o retorno das matérias às três séries do ensino médio.
As associações de professores argumentam que a inclusão de filosofia e sociologia é essencial para a formação crítica dos alunos, contribuindo para um entendimento mais profundo da sociedade e do mundo. A mobilização busca sensibilizar as autoridades sobre a importância dessas disciplinas, não apenas para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, mas também para a formação de cidadãos engajados e conscientes.
Se a iniciativa obtiver sucesso, pode significar uma mudança significativa na educação brasileira, promovendo um debate mais robusto sobre temas sociais e éticos. Além disso, essa revalorização pode influenciar políticas públicas em educação, garantindo que futuras gerações tenham acesso a uma formação mais abrangente e reflexiva.

