O 30º Prêmio Educador Elpídio Barbosa foi realizado na noite de terça-feira, 30, em São José, Santa Catarina, reconhecendo o trabalho de 37 professores da rede estadual de ensino. A cerimônia, promovida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), premiou um profissional de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Além dos docentes, a Escola Olodum Sul e o ex-secretário de Estado da Educação também foram homenageados.
Criado em 1992, o prêmio tem como objetivo valorizar os professores que se destacam por sua dedicação e impacto positivo na educação catarinense. Os profissionais são indicados pelas CREs, responsáveis por avaliar os projetos pedagógicos e seus resultados. O nome da premiação é uma homenagem a Elpídio Barbosa, primeiro reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ex-secretário de Educação na década de 1960 e primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação.
A iniciativa reforça a importância do reconhecimento público dos educadores para o fortalecimento da educação no estado. Além de valorizar a carreira docente, o prêmio estimula a continuidade de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes nas escolas estaduais catarinenses, contribuindo para o desenvolvimento social e acadêmico da região.