Iniciativa reforça a segurança em cruzamentos ao coibir estacionamentos irregulares em esquinas da capital
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), promove a campanha “Esquina Segura” durante todo o mês de outubro. A ação de caráter fiscalizatório tem como objetivo reduzir riscos de acidentes e garantir maior fluidez viária nos cruzamentos da capital.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar a menos de cinco metros do alinhamento da via transversal é uma infração média, passível de multa de R$ 130,16, quatro pontos na CNH e remoção do veículo. Neste ano, a SET já registrou 15.763 autuações por esse tipo de irregularidade em Goiânia.
Gerente de fiscalização da SET, Eduardo Mariano diz que todos os dias chegam ao Centro Operacional de Trânsito (COT) denúncias de veículos estacionados nas esquinas e que estão atrapalhando a visibilidade. Ele reforça que estacionar em esquinas aumenta os riscos de sinistros.
“O veículo parado na esquina reduz a visibilidade do cruzamento, obriga outros motoristas a fazerem manobras arriscadas e aumenta as chances de colisões e atropelamentos. Por isso, durante todo o mês de outubro, nossas equipes estarão em bairros como Jardim América, Oeste, Bueno, Marista, Campinas e Setor Sul, entre outros, atuando diariamente com fiscalização e, quando necessário, até a remoção dos veículos”, detalha Eduardo Mariano.
A secretaria destaca que, mais do que uma irregularidade, estacionar em esquinas representa um risco direto à vida. Isso porque as esquinas concentram grande circulação de pessoas e, muitas vezes, abrigam rampas de acessibilidade utilizadas por cadeirantes, idosos e famílias com carrinhos de bebê.
Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a Operação Esquina Segura, é um trabalho que vai além de fiscalizatório, pois busca conscientizar a população de que a esquina deve estar livre para garantir segurança, acessibilidade e fluidez no trânsito.
“Estacionar em uma esquina prejudica diretamente o trânsito, em todos os aspectos que podemos imaginar, desde o motorista quanto o pedestre ou até pessoas com mobilidade reduzida. A campanha é uma forma de reforçar que esse espaço deve permanecer desobstruído em nome da vida, da segurança e da mobilidade”, finaliza o secretário.
Fotos: Divulgação/SET