Na quinta-feira (23/10), o Palmeiras enfrentou a LDU em Quito e perdeu por 3 a 0 na partida de ida da semifinal da Libertadores 2025. O resultado marca a pior derrota do treinador Abel Ferreira na competição desde que assumiu o comando do clube em 2020. Os gols da LDU foram marcados por Villamil, que fez dois, e Alzugaray, que converteu um pênalti.
Durante o primeiro tempo, a LDU se destacou ao abrir o placar com Villamil aos 16 minutos, seguido por um pênalti convertido por Alzugaray aos 27 minutos. Villamil voltou a marcar antes do intervalo, deixando o Palmeiras em uma situação complicada. Embora o time paulista tenha melhorado no segundo tempo, não conseguiu alterar o placar, em parte devido à boa atuação do goleiro da LDU, Domínguez.
Com a derrota de 3 a 0, a LDU se posiciona como favorita para avançar à final, já que pode perder por até dois gols na partida de volta para garantir a classificação. O próximo encontro entre as equipes está agendado para o Allianz Parque no dia 30 de outubro, onde o Palmeiras terá a tarefa desafiadora de reverter o placar para seguir na disputa pelo título.

