Opas destaca impacto regional da vacinação brasileira e alerta contra hesitação vacinal

Marcela Guimarães
Tempo: 1 min.

O representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Cristian Morales, afirmou nesta quarta-feira (1º), durante coletiva na sede do Ministério da Saúde em Brasília, que a vacinação no Brasil exerce influência significativa sobre países vizinhos devido ao intenso intercâmbio comercial e turístico. Segundo ele, a campanha de multivacinação brasileira beneficia não apenas a população local, mas também outras nações da região.

Morales enfatizou que o enfrentamento das doenças imunopreveníveis exige uma abordagem multilateral, que permita aos países colaborarem para proteger suas populações além das fronteiras nacionais. Ele também alertou para o aumento da hesitação vacinal em alguns segmentos da sociedade, destacando a necessidade de esforços conjuntos entre mídias, organismos internacionais, governos e sociedade civil para promover a confiança nas vacinas com base em evidências científicas.

O representante da Opas concluiu ressaltando que as vacinas são uma das intervenções de saúde pública mais custo-efetivas, capazes de salvar inúmeras vidas com um esforço relativamente baixo. Ele reforçou a importância de manter o foco em dados comprovados para garantir o sucesso das políticas públicas e decisões individuais relacionadas à imunização.

Compartilhe esta notícia