O representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Cristian Morales, afirmou nesta quarta-feira (1º), em Brasília, que a vacinação é um dos pilares da solidariedade entre países das Américas. Durante coletiva na sede do Ministério da Saúde, ele elogiou a campanha de multivacinação lançada pelo governo brasileiro e ressaltou seu impacto positivo para toda a região.
Morales explicou que o Brasil, por sua dimensão e forte intercâmbio comercial e turístico com países vizinhos, exerce influência direta sobre a saúde pública regional. Ele destacou que o país também está exposto às condições sanitárias dos países vizinhos, o que torna o multilateralismo fundamental para combater doenças imunopreveníveis além das fronteiras nacionais.
O representante da Opas alertou para o aumento da hesitação vacinal em algumas parcelas da sociedade e reforçou a importância de esforços coordenados entre governos, mídias e sociedade civil para promover a vacinação baseada em evidências científicas. Segundo ele, a campanha brasileira de multivacinação é uma das intervenções de saúde pública mais custo-efetivas, capaz de salvar vidas e fortalecer a proteção coletiva na América Latina.