As novas regras do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) serão implementadas a partir do dia 1º de novembro de 2025. A mudança afeta cerca de 42 milhões de trabalhadores, dos quais 51% já optaram por essa modalidade de saque, que permite o acesso a parte do saldo do FGTS no mês de aniversário.
O saque-aniversário foi introduzido em 2019, propiciando aos trabalhadores a possibilidade de retirar uma fração do fundo. As novas diretrizes restringem a antecipação do benefício a cinco saques em um período de 12 meses, estabelecendo limites de valor e um prazo de espera de 90 dias para o primeiro saque, algo que não existia anteriormente.
Essas alterações têm implicações significativas, com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prevendo que cerca de R$ 84,6 bilhões serão mantidos com os trabalhadores até 2030. A medida pode impactar diretamente as operações de crédito que dependem desses saques, alterando a dinâmica financeira para os bancos e beneficiando a economia dos trabalhadores.

