A Secretaria da Cultura de Goiás anunciou a entrega da reforma do Museu Ferroviário de Pires do Rio para esta quinta-feira, 30 de novembro, às 9h. O projeto revitalizou o espaço cultural, que é fundamental para a preservação da história ferroviária do estado, e agora conta com uma nova proposta expográfica e a inauguração do Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio.
Com um investimento de R$ 700 mil, as melhorias incluem a recuperação do telhado e do piso, além da modernização do mobiliário e adequações de acessibilidade. O espaço externo também foi revitalizado, proporcionando um ambiente mais seguro e agradável para os visitantes. A nova expografia combina recursos interativos e audiovisuais, ampliando o acesso a diferentes públicos, inclusive aqueles com deficiência.
Além da sala de cinema, o Museu Ferroviário mantém um acervo que inclui locomotivas a vapor e objetos históricos que contam a trajetória ferroviária de Goiás. Esta reforma não só moderniza o espaço, mas também reforça seu papel como centro de educação patrimonial e convivência cultural, com atividades regulares para a comunidade local.

