Ad imageAd image

Moraes determina condenação de réus por tentativa de golpe em 2022

Thiago Martins
Tempo: 1 min.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (21) pela condenação dos sete réus que compõem o núcleo de desinformação da tentativa de golpe que buscava manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições de 2022. Durante mais de duas horas, o ministro expôs seu voto, reiterando que a existência de uma organização criminosa estava amplamente comprovada.

Moraes individualizou os atos ilegais de cada réu, apresentando evidências como mensagens e gravações obtidas nos dispositivos dos acusados. O relator também utilizou prints de redes sociais para evidenciar a coordenação entre os réus e os ataques direcionados ao processo eleitoral, além de citar o testemunho do tenente-coronel colaborador Mauro Cid, que detalhou a trama golpista.

O ministro enfatizou que as ações dos réus tinham como objetivo deslegitimar a Justiça Eleitoral e gerar caos social, culminando em atos antidemocráticos, como os eventos de 8 de janeiro de 2023. Moraes destacou que a revelação de planejamentos, como a operação Copa 2022, demonstrava a seriedade das intenções do grupo criminoso e a necessidade de responsabilização dos envolvidos.

Compartilhe esta notícia