O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou, em São Paulo, que o modelo de concessão do canal do Porto de Paranaguá servirá de base para futuras concessões de portos do governo federal. Entre os portos que podem aplicar essa nova abordagem estão os de Santos (SP), Itajaí (SC) e Salvador (BA). Ele destacou que a meta é realizar leilões para esses canais até abril de 2026, com investimentos previstos de mais de R$ 8 bilhões.
A concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá é considerada um marco inédito, sendo o primeiro canal de acesso portuário brasileiro a ser leiloado. O modelo inovador transfere a responsabilidade de dragagem da administração pública para a concessionária, que deverá também ampliar a profundidade do canal. O leilão, realizado na B3, resultou na oferta de R$ 276 milhões pela empresa vencedora, que também ofereceu um desconto de 12,63% sobre a tarifa de referência.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, elogiou o sucesso do leilão e ressaltou a importância da nova modelagem para o setor portuário. Ele destacou que a redução na tarifa beneficiará aqueles que utilizam o Porto de Paranaguá para exportação, tornando o frete mais acessível. Essa iniciativa é vista como um passo significativo para a modernização e eficiência das operações portuárias no Brasil.

