O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou em entrevista ao CNN Money que a pasta irá respeitar a decisão que o TCU (Tribunal de Contas da União) tomar sobre a concessão do superterminal de contêineres no Porto de Santos, programado para ser o maior leilão da história do Brasil. Ele destacou que a iniciativa poderia dobrar as operações de contêineres no porto e enfatizou a importância de uma construção coletiva com a Antaq e o TCU na condução do processo.
Costa Filho expressou preocupação com a concentração de mercados, mas reafirmou que a decisão final será baseada na análise técnica do TCU. Auditores do órgão de controle têm levantado questões sobre possíveis violações dos princípios de isonomia e proporcionalidade nas restrições impostas pela Antaq e pelo Ministério, sugerindo que um leilão em etapa única poderia ser mais adequado, permitindo a participação de todos os operadores de terminais em Santos.
O leilão do Tecon Santos 10, que envolve investimentos de quase R$ 6 bilhões e capacidade para 3,5 milhões de TEUs anuais, tem atraído um intenso lobby empresarial e gerado controvérsias internas. O modelo de leilão proposto pela Antaq, que impede a participação dos atuais operadores na primeira fase, gera descontentamento entre empresas como a MSC e a Maersk, que manifestam interesse em participar do novo leilão, evidenciando a complexidade e a importância desse processo para o futuro do maior porto da América Latina.

