Milei conquista vitória expressiva nas eleições legislativas argentinas

Amanda Rocha
Tempo: 1 min.

O partido La Libertad Avanza, do presidente argentino Javier Milei, obteve 40,8% dos votos nas eleições legislativas de 26 de outubro de 2025. A coalizão oposicionista Fuerza Patria, do peronismo, alcançou 24,5%. Com mais de 90% das urnas apuradas, a expectativa é que Milei conquiste 64 cadeiras na Câmara dos Deputados, superando as 31 da oposição.

Esse resultado é considerado uma vitória significativa para Milei, que, até então, contava com apenas 37 deputados e 6 senadores. Com essa nova composição, o presidente busca fortalecer sua base para implementar uma agenda de reformas econômicas e políticas de austeridade. O pleito ocorreu em meio a um escândalo de corrupção envolvendo a irmã de Milei e polêmicas relacionadas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que condicionou ajuda financeira à vitória de Milei.

A participação eleitoral foi de apenas 68%, o menor índice desde a redemocratização da Argentina. Esse dado levanta questões sobre a confiança do eleitorado nas instituições e pode impactar a capacidade de Milei de governar. A nova configuração política no Congresso será fundamental para os próximos passos do governo argentino.

Compartilhe esta notícia