A Meta anunciou que, a partir de 16 de dezembro de 2025, começará a utilizar as interações dos usuários com sua assistente digital Meta AI para segmentar anúncios e conteúdos nas plataformas Facebook, Instagram e Messenger. A empresa enviará uma notificação sobre essa mudança a partir de 7 de outubro. Mais de 1 bilhão de pessoas utilizam mensalmente a Meta AI em seus aplicativos e dispositivos.
Essa atualização conecta diretamente os investimentos da Meta em inteligência artificial generativa ao seu principal modelo de receita: a publicidade online. Segundo Christy Harris, gerente de privacidade da empresa, as interações por texto e voz com a assistente digital poderão influenciar as recomendações exibidas aos usuários, como anúncios de hotéis ou vídeos no Reels. A mudança não afetará conversas feitas exclusivamente no WhatsApp, exceto se o usuário vincular sua conta a outros aplicativos.
A Meta afirmou que não haverá opção para os usuários optarem por não participar do novo sistema, mas quem não interagir com a Meta AI não será impactado. A empresa planeja lançar essa atualização em outros mercados, como Reino Unido e União Europeia, após ajustes para atender às exigências regulatórias locais. A iniciativa reforça o uso da inteligência artificial para ampliar a receita publicitária da companhia globalmente.