Na manhã desta quarta-feira (1º), teve início em Maricá (RJ) uma nova etapa da Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!”. A ação oferece exames oftalmológicos completos e doação gratuita de óculos para cerca de 600 estudantes das primeiras fases do programa, que atende jovens e adultos em processo de alfabetização. O objetivo é garantir que problemas de visão não sejam barreiras para o aprendizado.
O método cubano “Sim, Eu Posso!”, aplicado em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é voltado para o Ensino para Jovens e Adultos (EJA). Segundo Paula França, coordenadora do programa, a campanha oftalmológica já estava prevista desde o início do projeto, pois muitos educandos, especialmente idosos, necessitam de correção visual para melhor compreensão da leitura e escrita. Os atendimentos ocorrem em oito dias distribuídos por diferentes distritos da cidade, incluindo Banco Mumbuca, Inoã, Itaipuaçu e Ponta Negra.
A iniciativa é uma realização conjunta da Prefeitura de Maricá, MST, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Secretaria de Economia Solidária (Ecosol) e Instituto Singular de Ideias Inovadoras (ISII). Além de promover a alfabetização, a ação reforça o compromisso com a inclusão social e a saúde visual dos estudantes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o avanço educacional na região.