O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentou uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na última quinta-feira (23). A ação se baseia em declarações feitas por Flávio, nas quais ele sugere que os Estados Unidos poderiam atacar navios na Baía de Guanabara, localizada no Rio de Janeiro, o que, segundo Farias, afronta a soberania do país.
No cerne da questão, o senador manifestou ‘inveja’ dos ataques realizados pelos EUA a embarcações supostamente ligadas ao narcoterrorismo, mencionando também a presença de barcos que, segundo ele, estariam contribuindo para o tráfico de drogas no Brasil. Lindbergh argumenta que tais comentários não apenas extrapolam os limites da liberdade de expressão, mas configuram um ato que poderia facilitar a intervenção militar de uma potência estrangeira em território nacional, violando a Constituição brasileira.
A representação solicita a apuração de possíveis crimes, como atentado à soberania nacional. Lindbergh enfatiza que instigar ações militares estrangeiras em solo brasileiro é um ato que compromete a segurança externa e a integridade territorial do país, mesmo que perpetrado por um civil. A CNN aguarda uma resposta do senador Flávio Bolsonaro sobre as alegações feitas por Lindbergh Farias.

