Desde a sanção da lei que proíbe o uso de celulares durante as aulas em janeiro de 2025, escolas brasileiras, especialmente no Rio Grande do Sul, têm registrado avanços significativos na atenção dos alunos e na redução do bullying virtual. A medida, que entrou em vigor no estado em março, determina que redes públicas e privadas adotem estratégias próprias para limitar o uso desses dispositivos durante o período escolar.
Pesquisa realizada pela Equidade.info para a Frente Parlamentar Mista da Educação da Câmara Federal revelou que 83% dos estudantes brasileiros estão mais concentrados nas aulas após a restrição. Além disso, gestores e professores apontam maior rendimento acadêmico e menos conflitos relacionados ao uso de celulares. No entanto, o levantamento também identificou aumento de ansiedade e tédio entre os alunos, indicando a necessidade de ações complementares para promover o bem-estar estudantil.
Especialistas ressaltam que a lei representa um avanço importante para o ambiente escolar, mas alertam que sua eficácia depende da implementação de práticas pedagógicas adaptadas às diferentes faixas etárias e contextos regionais. O desafio agora é consolidar essa política como uma ferramenta duradoura que una foco acadêmico e saúde mental dos estudantes, garantindo um ambiente educacional mais saudável e produtivo.